Artigos Finais


 

 X CONGRESSO LUSO BRASILEIRO de DIREITOS HUMANOS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E CENSURA: a tutela jurídica da liberdade de expressão no meio ambiente digital

19 e 20 de fevereiro de 2024

 

  1. Os Textos finais deverão ser enviados até dia 31 de maio de 2024, para eventual publicação, submetida a critério discricionário exclusivo da COMISSÃO ORGANIZADORA.
  2. Os textos deverão ser enviados em arquivo “.doc” (word), para o email: dhsi@ipt.pt 
  3. No “corpo do e-mail” deverão constar as seguintes informações:
    • Título em letras maiúsculas;
    • Nome completo do (s) autor(es), Titulação e Vinculação Institucional;
    • E-mail e telefone dos autores e link para currículo na plataforma Lattes ou Ciência-Vitae (ou CV anexo, se não possuir nenhum daqueles).
    • Os textos deverão ser inéditos e originais e devem ter necessariamente de 15 a 25 páginas.
    • O arquivo “.doc” (word) deverá conter:
      • Título do texto em negrito, caixa alta e centralizado, conciso e sem abreviaturas. Quando se tratar de tradução de artigo, o nome do tradutor e o título original do trabalho devem constar em nota de rodapé;
      • Resumo de conteúdo, redigido na língua do texto e em língua inglesa, em no máximo 250 palavras. O resumo deverá explicitar o objetivo, método, resultados e conclusões contidas no documento, devendo ser  estruturado em parágrafo único. Deverá ficar localizado abaixo do nome do autor, separado por espaço duplo. O resumo deve ser submetido em português e numa segunda língua (francês, inglês ou espanhol).
      • O Resumo deverá vir acompanhado de palavras-chave: expressões significativas que representem o conteúdo do documento, inseridas logo abaixo do resumo, separadas e finalizadas por ponto. As palavras-chave em língua estrangeira deverão ser incluídas após a versão respetiva do resumo.
      • Sumário, se houver, numerado e sem indentações.
      • Após o cabeçalho deve vir o texto corrido da colaboração, contendo ao final referências bibliográficas;
    • Formatação do arquivo:
      • O arquivo deverá estar formatado em tamanho A4, espaçamento 1,5, uma linha de espaço entre parágrafos, fonte Times New Roman, tamanho 12 para o corpo do texto e tamanho 10 para as notas de rodapé;
      • A largura das margens da página deverá ser: superior e esquerda – 3cm; inferior e direita – 2cm; cabeçalho – 1,5cm; rodapé – 1,0cm; O alinhamento do corpo do texto deverá ser justificado e a numeração deverá estar na parte inferior da página à direita.
      • Notas de rodapé, destinadas a indicações bibliográficas e comentários do autor do artigo, deverão ser numeradas seguindo a ordem de aparecimento no trabalho;
      • A primeira linha de cada parágrafo deve estar ajustada para iniciar-se a 2,5 cm de distância da margem esquerda.
      • As citações e referências devem ser identificadas no texto segundo o sistema “Autor, Data, Página” e reportadas a uma bibliografia a inserir no final.
      • As citações diretas de até três (3) linhas devem ser incluídas no parágrafo, entre aspas e sem alteração do tipo de letra;
      • As citações diretas de mais de três (3) linhas deverão ser destacadas do texto, inseridas com recuo de 4,0cm da margem esquerda, em fonte Times New Roman tamanho 10 e sem aspas;
      • A bibliografia será ordenada da forma seguinte: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor (Ano de publicação). Título em itálico (ou título de artigo entre aspas, seguido da obra em que se insere, ou revista, em itálico), edição. Local: Editora, data da publicação, páginas.